Contato

sábado, 26 de março de 2011

O QUE É INCONTINÊNCIA URINÁRIA?

Como dito anteriormente a Incontinência Urinária é a perda involuntária de urina, causando um desconforto social e higiênico. Ela ocorre quando o estoque e o esvaziamento de urina na bexiga não funcionam de uma maneira coordenada. Esta falta de coordenação é devido a um mau funcionamento dos nervos e músculos da bexiga ou uretra. Embora os músculos do trato urinário possam perder algum tônus quando envelhecemos, a incontinência urinária não é uma conseqüência normal da idade, isso é uma crença popular. Se a mulher fizer os exercícios adequados fortalecendo a musculatura pélvica poderá prevenir essa perda de tônus.


Como visto na figura acima o assoalho pélvico é composto por vários músculos, que fecham a cavidade pélvica inferiormente sustentando os órgãos situados internamente. A vagina, a uretra e o reto atravessam esse "assoalho” até chegar à superfície. Veja que os esfíncteres são músculos localizados ao redor da uretra e que precisam estar fortes e resistentes para permitir a oclusão da uretra sob esforço e assim, a continência urinária.

ASSUNTO DA PRÓXIMA SEMANA: Tipos de Incontinência Urinária.

domingo, 20 de março de 2011

FISIOTERAPIA UROGINECOLÓGICA

O que é?

É uma área da fisioterapia que trata os transtornos sexuais, incontinência urinária e fecal, constipação, síndrome do intestino irritado, hemorróidea, reabilitação pós - mastectomia, preparo da mulher para o parto, pós parto.

Como é o trabalho da mulher na gravidez?

A melhor fase para trabalhar com a mulher é durante a gravidez e no pós-parto, devido ao aumento de hormônios. É comprovado cientificamente que mulheres que fazem fisioterapia nessa fase terão menos problemas de prolapsos, incontinência urinária, presença de flatos. Além de prevenir estes fatores, a fisioterapia irá preparar a musculatura da mulher para o parto, aliviar as dores e diminuir a retenção hídrica.

O que é incontinência urinária?

É a perda involuntária de urina, determinando um desconforto social e higiênico.

A incontinência resolve só com cirurgia?

A fisioterapia é sempre o tratamento de primeira escolha, pois já é comprovado em estudos que com a fisioterapia pode ser evitado o processo cirúrgico.

O que é disfunção sexual?

É a perturbação nos processos que caracterizam um ciclo de resposta sexual ou dor associada ao intercurso sexual.

Por que fisioterapia na menopausa?

A mulher no climatério tem queda dos níveis hormonais que altera o revestimento da vagina e uretra. Com isso, ocorre à secura vaginal, ardência ao urinar, redução da libido. Sendo importante um tratamento adeguado fisioterapêutico nessa fase da mulher para amenizar tais sintomas.

OBS: Cada tópico acima serão discutidos semanalmente.