Contato

domingo, 24 de abril de 2011

Exercícios para o assoalho pélvico:

O primeiro a pesquisar a eficácia dos exercícios pélvicos nos tratamentos de perda urinária foi Kegel, em 1948. Na época ele recomendava 300 contrações perineais simples diárias. Posteriormente, surgiram outros autores que estudaram esse assunto e analisaram que este número era exagerado, pois pode causar fadiga muscular.

Atualmente sabe-se que é necessário trabalhar tanto a força como a resistência das fibras musculares da região pélvica, e os exercícios são feitos de forma distinta, de acordo com o tipo de fibra muscular.

Para que os exercícios sejam efetivos é necessário contrair a musculatura correta, evitando-se assim a contração simultânea de músculos acessórios, tais como: abdominais, adutores das coxas e glúteo máximo. Quando esses músculos atuam conjuntamente a atividade contrátil dos músculos do assoalho pélvico diminui.

Estudos mostram que muitas pacientes não conseguem contrair adequadamente a musculatura do assoalho pélvico, por isso sempre é necessário receber orientação profissional com fisioterapeuta especializado nessa área.

Tente “descobrir” essa musculatura, comece deitada, com os joelhos dobrados e as mãos no abdome para senti-lo. Contraia os músculos da vagina e ânus por 5 segundos e relaxe em seguida, sem forçar os abdominais e as coxas, repita 10 vezes. Descanse por 10 segundos e faça 10 repetições rápidas de 1 segundo cada, 5 vezes. Essa série pode ser repetida 3 vezes, porém não deve esquecer de descansar entre as séries para não fadigar a musculatura.

Toda mulher deveria aprender a fazer uma contração do assoalho pélvico adequada como forma de prevenção de uma incontinência urinária, além de melhorar relação sexual.

No programa de reabilitação os exercícios vão além das contrações perineais. Outros aspectos importantes devem ser trabalhados, como: mobilidade pélvica, consciência corporal, coordenação motora e postural. Então marque já a sua consulta no fisikate@gmail.com, saúde em primeiro lugar, não deixe para depois.

ASSUNTO DA PRÓXIMA SEMANA:Eletroestimulação no tratamento de incontinência urinária.