Contato

sábado, 16 de abril de 2011

SINDROME DA BEXIGA HIPERATIVA:

A síndrome da bexiga hiperativa é uma alteração funcional caracteriazado por urgência ou urgência-freqüência ou urge-incontinência, usualmente acompanhada de noctúria e aumento da freqüência urinária. Faça o teste abaixo e veja se você tem a possibilidade de ter a bexiga hiperativa.

Sintomas típicos:

Polaciúria: Urinar mais de 8 vezes por dia.

Urgência: Quando sente um desejo forte e imediato urinar.

Urge-incontinência: Quando sente urgência de urinar e caso não urine rapidamente, pode perder urina na roupa.

Noctúria: Acordar mais de 2 vezes a noite para urinar.

Para ter bexiga hiperativa, o indivíduo deve apresentar um ou mais desses sintomas.

O que ocorre com o organismo na bexiga hiperativa?

Enquanto a bexiga enche, ela deve ficar relaxada, só contraindo na hora da micção, mas pessoas com bexiga hiperativa o músculo detrusor (que é o músculo da bexiga) faz contrações fora de hora, durante o enchimento.

Como Tratar?

O tratamento pode ser medicamentoso, mas medidas comportamentais e técnicas fisioterapêuticas específicas também trazem bons resultados.

Medidas comportamentais:

1) Controle da dieta: Eliminar ou reduzir a ingestão de alimentos ou de bebidas irritam a bexiga, como: Chá, café e bebidas com cafeína em geral, álcool, cítricos (bebidas e frutas), tomate e produtos a base de tomate, alimentos muito condimentados ou ácidos e adoçantes artificiais.

2) Manter a regularidade do funcionamento do intestino: O intestino preso pode aumentar a pressão sobre sua bexiga, gerando efeitos negativos na função urinária.

3) Manter um peso corporal adequado: Sobrepeso ou obesidade provocam aumento da pressão sobre a bexiga, o que contribui para adquirir problemas urinários.

4) Parar de fumar: O fumo é irritante para a bexiga, além de provocar tose, o que aumenta constantemente a pressão abdominal, favorecendo a problemas de controle urinário.

5) Beber de 6 a 8 copos de líqüidos que não causem irritação, para a urina não ficar muito concentrada e não irritar a bexiga.

6) Treinar a bexiga: Tentar controlar a urgência aumentando o intervalo entre as micções gradualmente.

7) Fazer fisioterapia para reabilitação do assoalho pélvico, que com eletroestimulação pode diminuir essas contrações involuntárias da bexiga.

ASSUNTO DA PRÓXIMA SEMANA: Fisioterapia - exercícios para assoalho pélvico.