Contato

sexta-feira, 13 de maio de 2011

ENURESE:

É a perda involuntária de urina durante o sono em crianças acima de 5 anos de vida.

Causas:

Durante a noite ocorre redução da produção de urina, para que a capacidade total da bexiga não seja ultrapassada e a inibição do músculo da bexiga possa acontecer. Quando a bexiga fica muito cheia, atingindo sua capacidade, a criança deve acordar e o reflexo de micção deve ser inibido, para dar tempo de chegar ao banheiro. Crianças com enurese têm mais dificuldade em despertar.

Existe um componente hereditário, mas somadas ao fator hereditário estão às influências do meio ambiente.

Algumas outras situações podem colaborar para a existência da enurese: constipação intestinal, poliúria (urinar mais do que 8x ao dia) provocada pela diabetes melito, ou mesmo alguma disfunção neurológica. Fatores psicológicos também podem estar associados, como separação dos pais, abuso sexual, entre outros traumas.

Diagnóstico:

Além de uma anamnese profissional, é importante que a criança faça um diário miccional. Nele os pais junto com a criança anotarão os hábitos miccionais, ingestão hídrica e de alimentos.

Deve fazer uma consulta com o urologista para um exame físico, detectando possíveis anormalidades anatômicas e neurológicas. E também um exame de urina tipo I, para afastar a presença de infecção urinária e/ou diabetes.
Em caso de dúvidas pode-se solicitar outros exames, como avaliação de fluxo urinário ou ultra-sonografia de vias urinárias.

Tratamento:

É recomendado normalmente a partir dos 7 anos de idade, quando se espera que a criança já tenha adquirido a maturação da via urinária.

Mudanças comportamentais:

Baseado na história e no diário miccional são feitas mudanças nos hábitos da criança.

Orientação:

1)A criança deve urinar de 3 em 3 horas durante o dia, ou seja com horário marcado.
2)Durante o dia é importante que ela beba líquidos e coma alimentos com fibras, para melhorar a evacuação.
3)Durante a noite deve-se evitar ingesta elevada de líquidos.

Fisioterapia:

O fisioterapeuta irá trabalhar com exercícios a conscientização e fortalecimento do assoalho pélvico, juntamente com as orientações comportamentais citadas acima.

No caso da enurese secundária, onde as perdas noturnas não aconteciam, e começam a ocorrer após algum evento como separação, mudança de escola e etc., muitas vezes é necessário procurar ajuda de um psicólogo.

ASSUNTO DA PRÓXIMA SEMANA:Cólica