Contato

sábado, 28 de maio de 2011

FISIOTERAPIA NA CÓLICA MENSTRUAL:

A cólica menstrual, também conhecida como dismenorréia, é um grande problema das mulheres atualmente. Este distúrbio é caracterizado por dores intensas no baixo ventre, podendo até mesmo ser irradiada para a parte interna das coxas, provocada por contrações intensas do útero, ocorre imediatamente anterior ao início da menstruação ou nos primeiros dias do ciclo menstrual.

A dismenorréia pode ser primária ou secundária. A forma secundária é causada por miomas, DIU, endometriose, infecções e outras alterações uterinas e pélvicas. A forma primária é causada pelas contrações uterinas em si, sem associação com outras alterações que possam justificar a dor. Cerca de 52% das mulheres que sofrem de dismenorréia apresentam a forma primária, sendo que 10% delas chegam até mesmo a ficarem incapacitadas pela dor.

O tratamento geralmente é baseado em medicamentos, incluindo analgésicos, antiespasmódicos e anticoncepcionais. Infelizmente, muitas vezes esses tratamentos, não apresentam resultados ou os resultados são insatisfatórios. A fisioterapia é outra possibilidade de tratamento, ainda pouco conhecida pela maioria das pessoas, mas bastante estudada e eficaz.

Tipos de tratamentos fisioterapêuticos:

Eletroterapia: O TENS, famoso “choquinho” é um excelente recurso da fisioterapia nos tratamentos de diversos tipos de dor.

Termoterapêuticos: Infra-vermelho, causa analgesia e relaxamento da musculatura.

Cinesioterapia: Exercícios principalmente na região pélvica, para melhorar a coordenação muscular, alongar os músculos e promover o relaxamento destas estruturas. Além disso, o exercício promove naturalmente uma sensação de bem-estar que sempre ajuda a aliviar a dor.

Acupuntura: Utiliza-se pontos de acupuntura relacionado a cólica menstrual, assim também para TPM e dores que a pessoa possa sentir no momento da cólica, tais como a dor na perna, lombar, enjôos e etc. É necessário de uma uma avalição com o profissional qualificado para traçar o melhor tratamento e pontos a serem utilizados.

Massagem reflexa/shiatsu: Realiza-se massagem em pontos relacionados aos problemas de cólica mentrual.

Massagem do tecido conjuntivo: Acredita-se que as alterações do tecido conjuntivo nas áreas de superfície corporal correspondam a lesões dos órgãos internos. É realizado uma massagem com pressão no local correspondente ao problema de base, no caso a cólica menstrual.
O tratamento pode durar aproximadamente três meses, com apenas duas sessões por semana, alivia o problema durante o tratamento e esse alívio ainda persiste após o término do tratamento.

Simples, não é?! E sem contra-indicações.
Sua vida pode ser melhor!

PRÓXIMO ASSUNTO: Cones vaginais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário